Mapeamento da Educação Superior: Minas Gerais

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial

Deslocamento

Fonte: IBGE, 2013

A necessidade dos estudantes se deslocarem para outro município para estudarem é, em grande parte, reflexo da falta de oferta de cursos no próprio município. Apesar do Censo 2010 não trazer essa informação discriminada para os diversos níveis de ensino, é possível observar, por meio da análise conjunta com a distribuição de cursos, que os municípios em que o percentual de pessoas que estudavam fora do município era alto possuíam também uma baixa oferta de cursos de nível superior.

Outro fator que influencia o percentual de pessoas que estudam fora do município é a proximidade com os grandes centros metropolitanos. Por exemplo, nos municípios da microrregião de Belo Horizonte com mais de 100.000 habitantes, exceto Betim (8,2%) e a própria capital (3,1%), os percentuais eram, em 2010, significativamente superiores à média do dos demais municípios com essa população (7,1%), da seguinte forma:

A média dos percentuais de todos os municípios do estado era 10,2%.

Fonte: IBGE, 2013

Nos municípios a leste e a oeste do estado havia, em 2010, uma menor mobilidade da população para trabalho. No entanto, apesar dos municípios ao norte e ao sul do estado terem apresentado uma mobilidade maior, os maiores percentuais de população que trabalha fora do município de residência estavam nas grandes cidades situadas no entorno da capital. Entre os 15 municípios com maior percentual, oito estavam na microrregião de Belo Horizonte.

Referências:

IBGE. Cidades. IBGE, 2013. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em: 01 abr. 2013.

Elaboração: Prof. Marcos André Silveira Kutova
Orientação: Prof. Dr. João Francisco de Abreu
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

© PUC Minas, 2013. Todos os direitos reservados, de acordo com o art. 184 do Código Penal e com a lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Proibidas a reprodução, a distribuição, a difusão, a execução pública, a locação e quaisquer outras modalidades de utilização sem a devida autorização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.