Mapeamento da Educação Superior: Minas Gerais

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial

Saúde

Fonte: IBGE, 2013

De acordo com a pesquisa de Assistência Médica Sanitária, de 2009, o número de estabelecimentos de saúde por município, em Minas Gerais, era proporcional a sua população. No entanto, ao se comparar municípios com a mesma população, é possível se perceber que o número de estabelecimentos de saúde em um município também estava relacionado à necessidade desse município oferecer serviços aos municípios vizinhos.

Contagem e Uberlândia, por exemplo, possuíam, respectivamente, 266 e 313 estabelecimentos de saúde. Entre elas, apenas Uberlândia era uma cidade polo da sua microrregião. Em Betim e em Montes Claros, também de populações semelhantes, os números de estabelecimentos de saúde eram, respectivamente, 120 e 224. Poços de Caldas possuía 159 estabelecimentos de saúde, número muito superior aos 30 de Ibirité. Finalmente, Caratinga possuía 71 estabelecimentos de saúde enquanto que Itaúna possuía apenas 48.

Referências:

IBGE. Cidades. IBGE, 2013. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em: 01 abr. 2013.

Elaboração: Prof. Marcos André Silveira Kutova
Orientação: Prof. Dr. João Francisco de Abreu
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

© PUC Minas, 2013. Todos os direitos reservados, de acordo com o art. 184 do Código Penal e com a lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Proibidas a reprodução, a distribuição, a difusão, a execução pública, a locação e quaisquer outras modalidades de utilização sem a devida autorização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.