Mapeamento da Educação Superior: Minas Gerais

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial

Sobre o Mapeamento

O objetivo do Mapeamento da Educação Superior (MAPES) é tornar as informações públicas sobre a Educação Superior acessíveis aos gestores das Instituições de Educação Superior (IES). A decisão de apresentar essas informações por meio de mapas se deve ao entendimento de que uma tomada de decisão a respeito de criação ou extinção de cursos, de ampliação ou redução de vagas ou, até mesmo, de implantação ou supressão de unidades é um problema geográfico.

O MAPES apresenta um conjunto de mapas gerados a partir de dados relacionados à Educação Superior, extraídos do XII Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, do Censo da Educação Superior de 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, resultado da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

O MAPES foi produzido durante o doutoramento do Prof. Marcos André Silveira Kutova, sob a orientação do Prof. Dr. João Francisco de Abreu, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Elaboração: Prof. Marcos André Silveira Kutova
Orientação: Prof. Dr. João Francisco de Abreu
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

© PUC Minas, 2013. Todos os direitos reservados, de acordo com o art. 184 do Código Penal e com a lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Proibidas a reprodução, a distribuição, a difusão, a execução pública, a locação e quaisquer outras modalidades de utilização sem a devida autorização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.