Mapeamento da Educação Superior: Minas Gerais

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial

Trabalho

Fonte: IBGE, 2013

A população economicamente ativa indica o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo e inclui a população ocupada (pessoas que trabalham) e a população desocupada (pessoas que não tinham trabalho, mas que tomaram alguma providência na busca de trabalho). A população não economicamente ativa inclui as crianças, os aposentados e as pessoas que não trabalharam e nem procuraram trabalho, mesmo que em idade ativa.

Durante o Censo 2010, a distribuição dos números absolutos de pessoas economicamente ativas em cada município se assemelhava à distribuição da população total. No entanto, os municípios a oeste do estado possuíam um percentual maior de pessoas economicamente ativas do que os municípios a leste do estado.

O valor médio dos percentuais de população economicamente ativa entre os municípios do estado era de 44,45%. Se considerados apenas os 29 municípios com mais de 100.000 habitantes, esse valor médio subia para 51,74%.

Fonte: IBGE, 2013

O percentual de população economicamente ativa ocupada é um indicador oposto ao da taxa de desemprego. No Censo 2010, a média dos percentuais entre todos os municípios do estado, era 93,76%. Entre os municípios com mais de 100.00, a média era 92,48%.

Os municípios a oeste e ao sul do estado apresentavam uma média dos percentuais de população ocupada superior em relação aos municípios a leste e ao norte.

Referências:

IBGE. Cidades. IBGE, 2013. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em: 01 abr. 2013.

Elaboração: Prof. Marcos André Silveira Kutova
Orientação: Prof. Dr. João Francisco de Abreu
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

© PUC Minas, 2013. Todos os direitos reservados, de acordo com o art. 184 do Código Penal e com a lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Proibidas a reprodução, a distribuição, a difusão, a execução pública, a locação e quaisquer outras modalidades de utilização sem a devida autorização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.